top of page
  • Foto do escritorAssessoria MG Advocacia

É crime compartilhar uma Fake News?

Atualizado: 13 de abr. de 2020

As comentadas Fake News são cada vez mais comuns e perigosas. Saiba o risco de compartilhar uma notícia falsa.

contrato-de-experiencia


Cada vez mais comuns nos dias de hoje, as Fake News são notícias falsas que se aproveitam do enorme poder da internet de espalhar uma informação pelo mundo todo para prejudicar ou beneficiar alguém. Estas notícias também são criadas para receber likes ou acessos em determinados sites e páginas.

O grande problema é que estas notícias falsas têm se utilizado do compartilhamento irresponsável de muitas pessoas na rede que as estão espalhando, sem checar se realmente são verdadeiras. Muitas vezes a notícia é compartilhada após a pessoa ler apenas a manchete, sem ao menos ter lido a matéria completa.


Alguns estudos apontaram a existência de empresas que atuam na criação de notícias falsas para publicação e divulgação na internet, também se aproveitando do poder sistemas automáticos de compartilhamento com objetivo de influenciar as pessoas com a viralização destas notícias.


Normalmente, estes compartilhamentos são feitos e não é verificada a informação e a procedência da notícia. Isso ocorre, pois as Fake News apresentam duas características essenciais:


01- Viés de confirmação 02- Recebimento das notícias de pessoas conhecidas.


No primeiro caso, o fato se dá quando a notícia falsa confirma uma opinião pré-existente e a pessoa se sente tão satisfeita em estar certa que compartilha sem verificar a procedência da notícia.

No segundo caso, os filtros naturais de desconfiança acabam diminuindo, em razão da confiança de quem enviou a mensagem, estimulando o compartilhamento sem confirmar a veracidade da informação.


Quando alguém compartilha uma Fake News, pode estar cometendo crime.


Se a notícia falsa for difamatória, por exemplo, e divulgada na íntegra por aquele que a compartilhou, estará ele sujeito as sanções penais e civis.


Em resumo, este novo cenário em que as Fake News se encontram, modificou o papel social e a responsabilidade de todos, obrigando cada um de nós a conferir a informação antes de passar a mensagem adiante. Sendo que, o único jeito de evitar qualquer responsabilidade é não compartilhando, ou seja, se não for verificada ou não for possível verificar a veracidade da notícia, nunca se deve compartilhá-la.


Entre em contato conosco pelo site ou tire suas dúvidas pelo WHATSAPP.

Será um prazer atendê-lo.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page