top of page
  • Foto do escritorAssessoria MG Advocacia

Seleção de 10 filmes e séries que abordam o universo jurídico

Atualizado: 14 de abr. de 2020

Se você admira o universo jurídico e ama séries e filmes, não faltam opções para alimentar essas duas paixões ao mesmo tempo :)

filmes e series

Separamos aqui, entre uma infinidade de filmes e séries que exploram os dramas típicos de um profissional do Direito, alguns que gostamos muito e que trazem reflexões importantes sobre a carreira na área.


Confira abaixo a sinopse de cada um:


1. “O Segredo dos Seus Olhos” | Filme



Após trabalhar a vida toda num Tribunal Penal, Benjamín Espósito se aposenta. Seu tempo livre o permite realizar um sonho de muito tempo: escrever um romance baseado em um acontecimento que viveu anos atrás. Em 1974, foi encarregado de investigar um violento assassinato. Naquela época a Argentina entrava em um ciclo de extrema violência política e a investigação colocou sua vida em risco. Ao desenterrar velhos traumas, confronta o intenso romance que teve com sua antiga chefe, bem como decisões e equívocos passados. Com o tempo, as memórias terminam por transformar novamente sua vida.


O filme mostra uma face cruel do sistema penal e o desejo de vingança que nutre as relações entre o personagem principal e o marido da vítima. Você também será convocado a refletir sobre um dilema de difícil resposta: qual seria a punição adequada para uma grande atrocidade?


2. “How to Get Away With Murder” | Série



Numa prestigiada universidade da Filadélfia, uma professora de direito criminal escolhe seus cinco melhores alunos para que lhe ajude em seus casos da vida real como advogada. A série intercala duas histórias que estão conectadas. Uma mostra os casos apresentados pela docente e as soluções jurídicas trazidas pelos seus pupilos. A outra trama se desenrola sobre um assassinato cometido pela professora e o envolvimento involuntário dos estudantes na tentativa de ajudá-la a se livrar da punição.


O seriado é um mergulho no ambiente acadêmico do Direito.


3. “Suits” | Série



O seriado leva o espectador para dentro de um grande e renomado escritório de advocacia em Nova York. O drama se baseia na resolução de causas jurídicas pelos profissionais da firma e os bastidores na relação com os clientes. Entre a briga de egos e a disputa pelo poder entre os sócios, os personagens precisam lidar com um ritmo de trabalho intenso e a constante cobrança por excelência.

O principal motivo para assistir ao seriado é ter acesso a um retrato vibrante e humanizado da rotina de um advogado corporativo. Aparecem suas estratégias, muitas vezes no limiar da ética, para buscar acordos e evitar os tribunais. Além disso, você terá a oportunidade de ver de perto a dinâmica entre advogados e clientes e a disputa de poder dentro de um grande escritório de advocacia empresarial. Há também várias cenas instigantes em tribunais de Nova York. Para quem gosta do estilo, é uma grande oportunidade.


4. “Billions” | Série



A série evidencia a maneira ilícita de fazer negócios de grandes empresários e políticos, e mostra tentativas de criar mecanismos de controle para o cumprimento da lei vigente.


Billions lembra muito a temática de Wall Street, outra série de TV americana sobre o mercado financeiro e suas nuances, e também remete ao filme O Lobo de Wall Street, também citado nesta matéria (indicação 7).


5. “Orange is the New Black” | Série



A série, que é baseada em uma história real, apresenta o cotidiano de mulheres presas numa penitenciária federal feminina nos Estados Unidos. Ao longo do seriado, você vai compreender o motivo pelo qual elas estão lá e quais são as suas histórias de vida. A trama principal gira em torno da personagem Piper Chapman, condenada por crime de tráfico internacional de drogas. A série aborda o tema do sistema judiciário e penitenciário norte-americano.


6. “Homeland” | Série



Este seriado mostra os bastidores da política de guerra americana, o combate ao terrorismo e o cotidiano da CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos. O ponto de partida da narrativa é o retorno de um prisioneiro de guerra após quase 8 anos em cativeiro. Uma dúvida paira sobre sua real identidade: ele é um herói de guerra ou um terrorista disfarçado que acabou se aliando ao inimigo?

O grande ponto de interesse da história para o advogado é a atuação da CIA. Ela tem carta branca para agir, ainda que se sobrepondo à legislação existente nos Estados Unidos, em nome da segurança nacional.


7. "O Lobo de Wall Street” | Filme



Este filme é baseado na história real de Jordan Belfort, que foi da glória à ruína após um período de enriquecimento ilícito. A história expõe a relação promíscua entre os ambiciosos operadores do mercado financeiro e o sonho imediatista do homem médio - que vê no sistema de valores mobiliários uma oportunidade de riqueza rápida, mas é desprovido de conhecimento técnico sobre o mercado.


8. “Prison Break” | Série



Nesta série, um homem é condenado à pena de morte por um assassinato que não cometeu. Seu irmão elabora um ousado plano para resgatá-lo da prisão antes que seja tarde demais. Ele tatua a planta da cadeia em seu corpo e assalta um banco para ser preso e enviado para a mesma penitenciária onde seu irmão espera a morte. Gradualmente, percebe que seu drama pessoal está ligado a uma grande conspiração que envolve o governo dos Estados Unidos e poderosas corporações.

A trama retrata os bastidores do sistema prisional, em que os detentos e oficiais estabelecem alianças para obter vantagens ilícitas. Fora dos muros da penitenciária não é diferente: há um complexo jogo de poder para garantir o sucesso da conspiração e a continuidade do governo vigente.


9. “Filadélfia” | Filme



Embora antigo, de 1993, o filme aborda questões extremamente atuais. Nele, um advogado de carreira promissora, interpretado por Tom Hanks, é demitido pelo escritório onde trabalha quando descobrem que ele é homossexual e soropositivo. Ele acaba contratando um advogado homofóbico para defendê-lo em um processo contra seus ex-empregadores. A história revela muito sobre a desconstrução de preconceitos necessária para o exercício da advocacia.

10. “Um Sonho de Liberdade” | Filme



Um jovem banqueiro é acusado injustamente pelo assassinato de sua esposa, e posteriormente condenado à prisão perpétua. Enquanto ele tenta se adaptar à nova realidade, acaba criando laços de amizade com outro condenado. O filme não trata diretamente da rotina jurídica. Assim como Carandiru, seu mérito é mostrar de forma clara o cenário prisional, o que é essencial não só para quem deseja seguir carreira no direito penal.


-x-


Esperamos que tenha gostado da lista! Compartilhe com seus amigos, prepare o balde de pipoca e aproveite ;)


123 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page