top of page
  • Foto do escritorAssessoria MG Advocacia

Saiba mais sobre a aposentadoria para o trabalhador rural

Há diferenças entre as aposentadorias do trabalhador rural e urbano. Saiba mais sobre este assunto

aposentadoria-rural


No Regime Geral da Previdência Social (RGPS), a denominação de trabalhador rural pode ser utilizada não somente para referir-se aos trabalhadores rurais propriamente ditos. Esta nomenclatura abarca também aqueles trabalhadores que exercem suas atividades em regime de economia familiar ou individual, no qual o produtor rural se inclui, além do garimpeiro e o pescador artesanal.


Vocês sabiam que o trabalhador considerado trabalhador rural pode aposentar cinco anos mais cedo do que o trabalhador urbano?!


Pois é, para que isso seja possível é necessário que seja comprovado ao menos 15 anos trabalhados na atividade rural e ter idade mínima de 60 anos, para homens ou 55 anos, para mulheres.


Quando nos referimos ao período de 15 anos trabalhados, não significa que o trabalhador tenha que ter contribuído por todo o período, pois este benefício independe de contribuição, por esse motivo é conhecido como Aposentadoria Especial.


É importante dizer que esta regra não se aplica ao trabalhador considerado grande produtor rural. Este precisa contribuir para garantir o êxito em sua aposentadoria.


Se você ficou com alguma dúvida entre em contato clicando aqui, ou tire suas dúvidas pelo nosso Whatsapp clicando neste link.



74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page